quinta-feira, 25 de junho de 2015
Projeto- Integração de Mídias no espaço de aprendizagem
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃ DIGITAL
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
IPIXUNA
2014
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS NO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado ao curso de Introdução a Educação Digital como requisito final de conclusão de curso.
Ipixuna/AM
2014
INTRODUÇÃO
Os recursos tecnológicos, como instrumentos à disposição da educação, poderão se constituir em valiosos agentes de mudanças para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Com isso, o ambiente com internet, a aprendizagem poderá ser um processo em que os alunos são construtores dos seus próprios conhecimentos e competências, mediante a interação com o ambiente e a reorganização das suas próprias estruturas mentais. A aprendizagem como um processo ativo permite a construção pelos alunos do seu crescimento intelectual e de suas capacidades mediadas por intervenções e apoio adequado não apenas dos tutores e colegas, mas também de um ambiente virtual de aprendizagem caracterizado pela descoberta e exploração pessoal e pelo apoio sistemático, considerando as diferenças individuas, as necessidades e a motivação dos alunos.
DESENVOLVIMENTO
A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto, permite articulares as situações global e local, sem, contudo, abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novas idéias que permitam compreender as problemáticas , em busca de alternativas para a transformação da melhoria da educação no cotidiano escolar e na construção da cidadania no educando.
O professor que atua nessa perspectiva tem uma intencionalidade como responsável pela aprendizagem de seus alunos, o que constitui novos conhecimentos atualizando e laborando diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos, incentivar as atividades em sala de aula, trazendo significados que contribua para o processo ensino aprendizagem
Nesse sentido, cabe ao professor assumir uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento das atividades em sala de aula. É necessário desenvolver práticas pedagógicas que propiciam ao aluno aprender de forma abrangente e aprofundada os conceitos envolvidos em seus projetos educacionais.
"O sentido da abrangência é representado pelo trabalho por projeto, no qual as diversas áreas curriculares e as tecnologias se articulam e o sentido do aprofundamento se refere às particularidades de uma área/disciplina, a qual pode emergir do próprio projeto em ação. Ambos os sentidos - abrangência e aprofundamento - devem estar inter-relacionados e em constante movimento, com vistas a propiciar a compreensão da atividade pelo aluno e a possibilidade de desenvolver outros níveis de relações" (PRADO, 2005a, p. 57)
Essa perspectiva pedagógica requer do professor uma nova postura, o comprometimento e a vontade pela busca e pelo aprendizado contínuo no sentido da reconstrução da própria prática pedagógica, voltada para articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia. Tal prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, as tecnologias disponíveis, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
REFERERÊNCIAS
PIMENTA, S. G.; GONÇALVES, C. L. Revendo o Ensino de 2º Grau: Propondo a
Formação de Professores. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática.
3.ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. 16
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 4.ed. São
Paulo: Cortez, 2005, p. 15 – 34.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde. Olhando a pessoa e seus outros, de perto e de longe,
no antes, aqui e depois. IN: COLINVAUX, Dominique; LEITE, Luci B.; DELL‟AGLIO, Prado, Maria Elizabeth B. Prática pedagógica: projeto e a integração de mídias. 2014.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário