quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Censo escolar

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE
CENSO ESCOLAR







CENSO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO


CYNTHIA MARIA GADELHA SARAIVA BARROSO
ANTONIO GORGONIO DE SOUSA NETO









IPIXUNA-AM
2017


SUMÁRIO






1.    INTRODUÇÃO
2.    Definição de Censo escolar
3.    PLANO OPERACIONAL
3.1     Identificação
3.2     Objetivo Geral
3.3      Etapas: Matricula inicial
                              Situação do aluno
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
4. FONTES DE CONSULTA




1. INTRODUÇÃO

Mas o Censo Escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. E esta pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino e compreender sua importância na educação diante dos profissionais que nela exerce, descrever todas as etapas do processo censitário, nesta fase e com base nos dados apurados pelo Censo, apresentar aos secretários das escolas e gestores a importância do censo escolar na educação, e quais os programas que podem ser oferecidos a escola.
Censo Escolar é muito importante para ser encarado apenas como mais uma rotina burocrática da escola. Dele depende a correta orientação das políticas educacionais dos três níveis de governo e, em última instância, a melhoria da qualidade do ensino público.
E os nossos municípios do Amazonas não dão a veracidade precisa que o Censo escolar tem dentro das politicas educacionais, deixando como mero coletor de dados e informações. Queremos diante das informações prestadas e ministradas aos gestores e secretários das escolas responsáveis em informar com veracidade e fidedignidade os dados e de responsabilidade da s escolas, para que assim o Inep tenha um real levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado anualmente, sob a responsabilidade das escolas públicas.
Deste apresentamos o plano operacional para que esclareça a importância do Censo para as politicas públicas no município de Ipixuna. Contemplamos neste plano todas as etapas que o período do censo irar abranger, matrícula inicial e rendimento final.







CENSO ESCOLAR  E SUA IMPORTÂNCIA
O que é Censo:
Censo é o conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de uma cidade, um estado ou uma nação.
A palavra tem origem no latim “census” que significa "estimativa". Na Antiga Roma, o censo era realizado para identificar os proprietários de terras e determinar o pagamento de impostos.
Na Idade Média, censo era também um tipo de pensão anual que os servos pagavam ao senhor pela posse de uma terra ou por um contrato. O censo ou recenseamento demográfico é um “retrato” da população que mostra quem são, onde estão e como vivem os habitantes de determinada nação. Através do censo é possível acompanhar a evolução de uma população ao longo do tempo.
Na educação, é feito o Censo Escolar, que recolhe os dados estatísticos específicos das escolas públicas e privadas em todo o país.
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado anualmente, sob a responsabilidade das escolas públicas e privadas, coordenado pelo INEP e as secretarias estaduais e municipais de educação.
Através dos dados do CENSO é calculado o coeficiente de distribuição dos recursos do FUNDEB, que são repassados para as Secretárias estaduais e municipais, com base na relação de valor per capta/aluno e a quantidade de matrículas. Além de definir o valor de repasses do FUNDEB para cada município e estado, o CENSO também é a base dos subsídios voltados para as políticas públicas de educação.

Quais os Programas Federais:

Merenda Escolar

   
O Governo Federal garante por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas, através do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar. A partir de 2010, o valor repassado pela União a estados e municípios foi reajustado por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As creches e as escolas indígenas e quilombolas passam a receber. Por fim, as escolas que oferecem ensino integral por meio do programa Mais Educação terão o recurso por dia, em caráter suplementar. 
O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI) e pelo Ministério Público.

Transporte Escolar

   
O Ministério da Educação executa atualmente dois programas voltados ao transporte de estudantes: o Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar - PNATE, que visam atender alunos moradores da zona rural.
O Caminho da Escola foi criado em 2007 e versa na concessão, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de linha de crédito especial para a aquisição, pelos estados e municípios, de ônibus, miniônibus e micro-ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.
Já o Pnate tem o objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residente em área rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios. Em 2009 o programa foi ampliado para toda a educação básica, beneficiando também os estudantes da educação infantil e do ensino médio residentes em áreas rurais.
Os valores transferidos diretamente aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios são feitos em nove parcelas anuais, de março a novembro. O cálculo do montante de recursos financeiros destinados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios tem como base o quantitativo de alunos da zona rural transportados e informados no censo escolar do ano anterior.

PDDE - Dinheiro Direto na Escola – Federal

   
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse. A partir de 2008 o PDDE foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e da educação infantil.

PAR -Plano de Ações Articuladas

    O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Ações Articuladas - PAR.
O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.
O MEC oferece assessoria para os municípios e os estados na elaboração dos planos, no qual apresenta tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher os dados. O município/estado pontua suas maiores prioridades. O PAR abrange quatro dimensões:
1. Gestão Educacional;
2. Formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar e condições de trabalho;
3. Práticas pedagógicas e avaliação;
4.Infraestrutura física e recursos pedagógicos.

Programa Escola Ativa

     O Programa Escola Ativa é uma proposta universalizada e realizada em parceria com o MEC para classes multisseriadas (1º ao 5º ano), com proposta material pedagógico específico e metodologia diferenciada, levando em conta as matrículas na zona rural das classes multisseriadas.

Construção de Quadras

     O Governo Federal garante apoio financeiro para construção de unidades de educação infantil- PROINFÂNCIA e quadras esportivas escolas no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC2.

PROINFÂNCIA

     O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - ProInfância, por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE do Ministério da Educação. Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

ETAPAS MATRÍCULA INICIAL





Identificação

Instituição de Ensino: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Endereço: Rua Edmar Herculano
Etapa/Modalidades:
Responsável pelo Educacenso: Cynthia Maria G.Saraiva Barroso
                                                     Antonio Gorgonio de Sousa Neto

Objetivo geral

ü  Compreender sua importância do censo na educação diante dos profissionais que nela exerce.
ü  Fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino.
ü  Apresentar aos secretários das escolas e gestores a importância do censo escolar na educação, e quais os programas que podem ser oferecidos a escola.

Etapas
Procedimentos
Recursos

Períodos

Matricula Inicial
Planejamento


ü  Repassar tudo que foi dito, explicado e orientado no encontro Estadual do Censo Escolar.
ü  Organizar o encontro municipal com gestores e secretários de escola do município.
ü  Realizar o treinamento prévio com todos os que irão informar o censo.
ü  Orienta-los em organizar os arquivos, diários, pasta de alunos, para facilitar a organização no período da coleta.

ü Estudo de casa com leitura das apostilas.
ü Data show;
ü Computador;
ü Planilhas disponibilizados no curso do censo  do ano anterior.
ü Vídeos com orientações.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia nesta quarta-feira, 31/05, a coleta de dados do Censo Escolar 2017. O sistema Educacenso ficará disponível até 31 de julho para a primeira etapa, que reúne os dados da Matrícula Inicial. No início de 2018, ocorre a coleta da segunda etapa, referente à Situação do Aluno
Período de Coleta
Digitação e exportar dados da internet, tendo como data de referencia para as informações prestadas de 31 de maio a 31 de julho.
Orienta para que as informações prestadas sejam fidedignas das informações.
Computador com acesso a internet e arquivos das escolas com dados de alunos e profissionais escolares.
Data inicial: 31/05/2017  e data final 31 de julho de 2017
Retificação
Conferir os relatórios por escola no sistema Educacenso, juntamente com os gestores e secretários da escola municipal de Ipixuna.
Após reabrir conferir e reconferir, se caso tiver erros.
Relatório disponibilizados pelo INEP e computador com acesso a internet.
A partir da data da publicação dos resultados preliminares no Diário Oficial da União. E 30 dias após a publicação dos resultados preliminares no diário Oficial da União.
Confirmação de matrícula
Confirmar se há matriculas duplicadas diretamente no módulo de confirmação de matricula no sistema Educacenso, via internet.
Acesso ao sistema Educacenso e verificar documentação necessária.
10 dias após o prazo final de verificação dos dados.
Publicação Final


Acompanhar a divulgação dos dados dos resultados finais pelo Inep.
Estar atento e acessar ao sitio do Inep, comparando juntamente com os dados divulgados em relatórios anteriores.
O Inep enviará os dados preliminares ao Ministério da Educação (MEC), para publicação no DOU, em 17 de agosto. 
Situação do Aluno
Planejamento

Acompanhar a abertura do modulo “situação do aluno” no sistema educacenso, informar o rendimento e movimento escolar dos alunos declarados ao censo.
Computador com acesso a internet.
Atendar a para as informações seja fidedigno.
Planejamento de ser feito sempre no inicio do ano.
Período de Coleta
Digitação e exportação dos dados de rendimento e movimento escolar pela internet.
Atentar para que todas informações seja verdadeiras, prestadas pelos gestores e secretários das escolas.
Computador com acesso a internet;
Arquivos da escola           ( diários, pasta do alunos e atas de resultados finais)
Data inicial: 31/05/2017  e data final 31 de julho de 2017
Retificação
Conferir o relatório por escola no sistema Educacenso, juntamente com quem informou.
Após reabrir o sistema do Sistema Educacenso na internet conferir e corrigir, se for o caso, de erros de informações prestadas no período da coleta.
Relatório disponível no Educacenso.
A partir da data dos resultados preliminares no Diário oficial da União.
Confirmação de matrícula
Confirmar se há matricula duplicada;
Verificar os relatórios disponíveis.
Acesso ao sistema Educacenso e documentação disponíveis a verificação.
10 dias, a contar do prazo final de verificação.
Publicação Final
Estar atento a divulgação dos resultados finais pelo Inep. Conferir as taxas de rendimento e dos relatórios por escola no modulo “situação do aluno” contendo os dados do rendimento e movimento escolar de 2017.
Acesso ao sitio do Inep, comparando com os dados
divulgados em relatório anteriores.
A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados ficou marcada para 31 de janeiro de 2018.



3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Compreender a importância do censo na educação ainda é desafiador para alguns gestores serem conhecedor de quanto a escola, a educação irá crescer com coleta real, foi o que tentamos transmitir de maneira suscita no treinamento do censo escolar em nosso município.
 O Censo escolar é muito importante, pois dele depende as politicas educacionais é a partir desta coleta que detectamos os principais problemas do ensino fundamental como; a incidência de elevadas taxas de distorção idade/série, por sua vez reflexo das elevadas taxas de reprovação e abandono escolar, baixo rendimento, além de termos uma ideia de quantas crianças ainda estão fora da escola em nosso município.
 Sendo que o nosso município um dos mais longe do estado do Amazonas, ainda é constante todos os desafios na busca da coleta de dados, tendo que deixar ao coletor informados os dados estatísticos educacionais sob sua responsabilidade, tendo neles a confiança das informações prestadas.
Portanto, para que este plano seja realizado, teremos que realmente dar a importância necessária ao Censo Escolar, como também seguir o plano operacional que comtemplará as politicas publicas do nosso município.

4 REFERÊNCIAS

CARTILHA MÓDULO SITUAÇÃO DO ALUNO. Brasília DF: INEP 2014. Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.
CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. CADERNO DE INSTRUÇÕES. Brasília DF: INEP 2014. Ministério da Educação. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2015.


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