quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dificuldades de aprendizagem

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
POS GRADUAÇÃO- UCAM PROMINAS
ENSINO A DISTÂNCIA
MARIA ANILADE DE OLIVEIRA SANTIAGO

















DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA





























IPIXUNA-AMAZONAS
                                                                2017


        
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
POS GRADUAÇÃO- UCAM PROMINAS
ENSINO A DISTÂNCIA
MARIA ANILADE DE OLIVEIRA SANTIAGO










DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA

Artigo Científico encaminhado à Universidade Candido Mendes- UCAM como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.








IPIXUNA-AMAZONAS
2017


DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA




Maria Anilade de Oliveira Santiago¹




RESUMO


Esse trabalho tem como objeto de estudo, as dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I, da Escola Municipal Maria Denise de Araújo, Ipixuna-AM, objetivando identificar as dificuldades, analisar  as causas e fatores que contribuem para o foco da pesquisa, e buscar  a quantidade de alunos que sentem essas dificuldades. O estudo foi realizado. com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos autores da área, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas e as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. E também uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e quantitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi lançado aos professores do 1º ciclo do ensino fundamental da escola pesquisada, buscando informações acerca do tema em questão. Diversos temas foram abordados no decorrer da pesquisa como: o conceito de aprendizagem, o problema da dificuldade de aprendizagem no ensino das dificuldades na leitura e na escrita. Com base nas respostas obtidas na entrevista, pode-se notar que na Escola Municipal Maria Denise de Araújo, há um grande número de alunos que tem dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura, na escrita e na interpretação de textos, também foram apontados problemas como a falta de interesse dos alunos em aprender os conteúdos, a ausência da  família no aprendizado do filho. Problemas como esses, afetam diretamente o trabalho pedagógico escolar, dificultando assim o processo de ensino aprendizagem dos alunos da referida escola.

Palavras-Chave: Dificuldades de Aprendizagem, ensino da leitura, Ensino da escrita.



¹  Professora a licenciada pela Universidade Estadual do Amazonas. Trabalha na rede municipal de Educação.


INTRODUÇÃO

Em todas as etapas de nossa vida passamos pelo processo de aprendizagem. Em linhas gerais, pode-se dizer que a aprendizagem diz respeito ao processamento das informações que recebemos, por meio de transmissão social, em áreas especificas do cérebro com a finalidade de construir conhecimentos específicos sobre temáticas distintas, as quais fazem parte de nossos interesses e da realidade que vivemos. Neste sentido, o ambiente escolar torna-se um local bastante solicitador no tocante à aprendizagem. Os alunos são submetidos a uma imensa gama de conteúdos sobre os quais precisam pensar e refletir e, a partir disso, são capazes de construir suas próprias ideias.
No entanto, sabe-se que nem todas as crianças apresentam o mesmo ritmo de aprendizado, ou ainda, muitas não alcançam os resultados esperados para a série/ano que estão matriculados. A não aprendizagem pode ser explicada, de maneira muito geral, por dois fatores, sendo um primeiro de ordem pedagógica quando a dificuldade está estritamente ligada com o modo de ensino, isto é com a forma como os conteúdos são apresentados à criança ou adolescente. O segundo fator está ligado ao campo neurológico, no qual o não aprender está relacionado ao funcionamento cerebral propriamente dito.
Na atualidade pode-se apontar, sem medo de errar, que as Dificuldades de Aprendizagem têm sido um assunto muito estudado devido ao número de crianças encaminhadas para atendimentos especializados e ao índice de reprovação e evasão do Ensino Fundamental. Isto solicita várias informações que partem desde a questão política até a escolha de estratégias educacionais nos centros de Educação.
É importante que alunos com dificuldades de aprendizagem sejam devidamente diagnosticados e tenham um acompanhamento adequado as suas necessidades. Para isso os professores e a equipe pedagógica devem estar atentos ao: ritmo, grau de dificuldade na realização de atividades acadêmicas e às etapas do desenvolvimento cognitivo, afetivo no qual as crianças estejam, para a partir destas identificações elaborar estratégias que possam atender adequadamente o processo de aprendizagem.



ENSINO E APRENDIZAGEM

O que é aprendizagem?

Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. A aprendizagem escolar se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que se inserem em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar ou métodos inseridos pelo professor.
A psicologia condutista, por exemplo, descreve a aprendizagem de acordo com as alterações que se podem observar no comportamento de um indivíduo. A investigação psicológica sobre a aprendizagem e as teorias que daí surgiu, teve forte repercussão na pedagogia, contribuindo para a decadência do ensino tradicional. O ponto central do processo de ensino-aprendizagem passou a  ser a atividade do aluno enquanto agente da sua aprendizagem, deixando, assim, de ser o agente passivo do ensino ministrado pelo professor.
As dificuldades de aprendizagem resultam tanto de um funcionamento deficiente da escola como são devidas a fatores de ordem psicológica ou sociocultural. As deficiências sensoriais e físicas (visual, auditiva, motora) e as perturbações fisiológicas originam tipos específicos de dificuldades na aprendizagem. No ramo da etologia, a aprendizagem é a fixação na memória das impressões ambientais. É baseada na modificação de mecanismos do sistema nervoso central que, posteriormente, influem em pautas de conduta. A possibilidade ou disposição de aprendizagem depende do nível de desenvolvimento desses mecanismos e é determinada pelo número de neurônios disponíveis.
Já faz algum tempo que tanto psicológico como talentosos educadores intuíam que a aprendizagem da leitura e da escrita não poderia se reduzir a um conjunto de técnicas percepto-motoras, nem vontade ou motivação, pensando que deveria se tratar, mais profundamente, de uma aquisição conceitual. Entretanto, até agora, tais ideais não passaram de hipóteses por demais generalizadas.

Qual contribuição da família no ato de aprender a ler e escrever.

Ao fixamos a família para um bom rendimento do educando no ambiente escolar, as crianças procuram seguir os passos e procedimento orientados de seus pais culturalmente, dando grande importância ao ambiente.
Tiba salienta que, “Para que os pais possam conhecer realmente seus filhos, é importante está bem informado do comportamento de seu filho na escola”.     (TIBA, 2012, p.185). Em nossas concepções os pais tem o papel de suma importância no processo de aprendizagem dos filhos, acompanhando de perto o desenvolvimento educacional e social, pois esse processo se dá dentro e fora do ambiente escolar.
Sem duvida muitos são os desafios e o educador precisa estar habilitado para atuar de forma construtiva no processo de aprendizagem dos alunos quanto à prática de leitura e escrita que caminham lado a lado, e necessitam de propostas e sugestões inovadoras que proporcionam melhor as habilidades já existentes no aluno.
A leitura e escrita é ima prática que necessita ser realizada com prazer e não apenas de forma mecânica, faz-se necessário que os alunos identifiquem um pouco de sua realidade nos textos, para que tenham interesse no que leem desta forma teremos alunos envolvidos e motivados demonstrando prazer na prática da leitura e escrita.

Ler por prazer, gosto gozo. Ler e descobrir que mesmo um professor que não se produziu leitor, que não aprendeu a gostar de ler, pode se tornar leitor e leitor de textos escritos em livros, da vida, do mundo, de sua experiência, da sua história. Para tanto, o recontar da vida e nela das experiências com livros é crucial (KRAMER, 2010,p.187).
Ler não é apenas decodificar os códigos de maneira para uma boa leitura temos que ter prazer e temos que ler aquilo que nos é atraente para que não percamos o interesse no que realmente nos interessa, além disso, é importante que a leitura nos anos iniciais seja trabalhada a partir de textos e não de palavras.
Segundo Boas (2007, p.140 se queremos uma leitura afluente e significativa é preciso que o aluno conviva com estas partículas do texto, como elementos integrais de uma frase, inseridas em seu contexto entonacional natural. Caso contrario retardará a leitura e escrita e se transformará em leitor de palavras.

A leitura e a escrita não ocorrem ao acaso e, por isso devem ser entendidas como processos de intenções sociais ideológicas, discursivas, dialógicas entre outras. Portanto a atividade da leitura completa a atividade da produção escrita, onde leitor atua participativamente, buscando compreender e interpretar pretendidas pelo autor (ANTUNES, 2003, p.67).

Portanto, quando se pretende desenvolver atividades de leitura e escrita, é imprescindível que o professor saiba exatamente quais habilidades pretende desenvolver em seus alunos. Nesta perspectiva é importante que se aproveite os conhecimentos que as crianças trazem de fora da escola para que possa ter um melhor aproveitamento de ensino e aprendizagem de leitura e escrita.
O ato de ler e escrever é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, sendo a leitura e escrita a base de toda a historia escolar que o aluno irá desenvolver em meio as atividades escolares, de forma que para desenvolver qualquer atividade torna-se necessário que os alunos já detenham o saber da leitura para construir outros conhecimentos.
Contudo, a leitura e a escrita são a base para toda a formação educativa, tornando-se necessário uma leitura diária como forma de alongar os conhecimentos e conhecer novos vocabulários e assim conhecendo uma diversidade de palavras, essa criança conseguirá se introduzir melhor no mundo da leitura e da escrita.

CONCLUSÃO

A problemática de leitura e escrita é um caso que vem intrigando muitos professores e estudiosos, e nos deparamos com muitos obstáculos mais também pudemos entender alguns fatores que afetam diretamente no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A dificuldade vivenciada no cotidiano da sala de aula é sem dúvida constrangedora, também sendo muito importante para o crescimento profissional do professor que tentará encontrar métodos mais eficientes tornando suas aulas interativas, descontraídas e o mais importante, terá um nível de aprendizagem muito elevado atendendo assim as expectativas pela sociedade, não de forma quantitativa, mais sim de muita qualidade.
Para que a escola atenda as dificuldades dos alunos é importante criar um ambiente de colaboração com todo o corpo docente juntamente com os pais e familiares dos aprendizes, pois se todos lutarem pela mesma causa terão mais chances de melhorar o índice de aprendizagem na educação.
O lúdico como de envolver os alunos nas atividades propostas onde com certeza haverá um aprendizado considerável se o educador conseguir equilibrar as brincadeiras com aprendizagem, dinamizando o papel do educador através de estratégias e habilidades com práticas de leitura e escrita que despertem e motivem os alunos superando suas dificuldades.

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BOAS, Heloisa Vilas. Alfabetização: Nova alternativa didática, outras questões, outras histórias: Brasiliense, 2007.

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo; Ática, 2010.

TIBA, Içami. Quem ama educa: formando cidadãos éticos. São Paulo: Integrare Editora, 2012.


Um comentário:

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