UNIVERSIDADE
CANDIDO MENDES
POS
GRADUAÇÃO- UCAM PROMINAS
ENSINO
A DISTÂNCIA
MARIA
ANILADE DE OLIVEIRA SANTIAGO
DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA
IPIXUNA-AMAZONAS
2017
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
POS GRADUAÇÃO- UCAM
PROMINAS
ENSINO A DISTÂNCIA
MARIA ANILADE DE
OLIVEIRA SANTIAGO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LEITURA E
ESCRITA
Artigo
Científico encaminhado à Universidade Candido Mendes- UCAM como requisito
parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação
Infantil.
IPIXUNA-AMAZONAS
2017
DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA
Maria Anilade de
Oliveira Santiago¹
RESUMO
Esse
trabalho tem como objeto de estudo, as dificuldades de aprendizagem no ensino
fundamental I, da Escola Municipal Maria Denise de Araújo, Ipixuna-AM,
objetivando identificar as dificuldades, analisar as causas e fatores que contribuem para o
foco da pesquisa, e buscar a quantidade
de alunos que sentem essas dificuldades. O estudo foi realizado. com base em
uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica,
enfocando as ideias de diversos autores da área, visando à compreensão de
questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas e
as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de
ensino e aprendizagem. E também uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e
quantitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi
lançado aos professores do 1º ciclo do ensino fundamental da escola pesquisada,
buscando informações acerca do tema em questão. Diversos temas foram abordados
no decorrer da pesquisa como: o conceito de aprendizagem, o problema da
dificuldade de aprendizagem no ensino das dificuldades na leitura e na escrita.
Com base nas respostas obtidas na entrevista, pode-se notar que na Escola
Municipal Maria Denise de Araújo, há um grande número de alunos que tem
dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura, na escrita e na
interpretação de textos, também foram apontados problemas como a falta de
interesse dos alunos em aprender os conteúdos, a ausência da família no aprendizado do filho. Problemas
como esses, afetam diretamente o trabalho pedagógico escolar, dificultando
assim o processo de ensino aprendizagem dos alunos da referida escola.
Palavras-Chave: Dificuldades de Aprendizagem, ensino da leitura,
Ensino da escrita.
INTRODUÇÃO
Em
todas as etapas de nossa vida passamos pelo processo de aprendizagem. Em linhas
gerais, pode-se dizer que a aprendizagem diz respeito ao processamento das
informações que recebemos, por meio de transmissão social, em áreas especificas
do cérebro com a finalidade de construir conhecimentos específicos sobre
temáticas distintas, as quais fazem parte de nossos interesses e da realidade
que vivemos. Neste sentido, o ambiente escolar torna-se um local bastante
solicitador no tocante à aprendizagem. Os alunos são submetidos a uma imensa
gama de conteúdos sobre os quais precisam pensar e refletir e, a partir disso,
são capazes de construir suas próprias ideias.
No
entanto, sabe-se que nem todas as crianças apresentam o mesmo ritmo de
aprendizado, ou ainda, muitas não alcançam os resultados esperados para a
série/ano que estão matriculados. A não aprendizagem pode ser explicada, de
maneira muito geral, por dois fatores, sendo um primeiro de ordem pedagógica
quando a dificuldade está estritamente ligada com o modo de ensino, isto é com
a forma como os conteúdos são apresentados à criança ou adolescente. O segundo
fator está ligado ao campo neurológico, no qual o não aprender está relacionado
ao funcionamento cerebral propriamente dito.
Na
atualidade pode-se apontar, sem medo de errar, que as Dificuldades de
Aprendizagem têm sido um assunto muito estudado devido ao número de crianças
encaminhadas para atendimentos especializados e ao índice de reprovação e
evasão do Ensino Fundamental. Isto solicita várias informações que partem desde
a questão política até a escolha de estratégias educacionais nos centros de
Educação.
É
importante que alunos com dificuldades de aprendizagem sejam devidamente
diagnosticados e tenham um acompanhamento adequado as suas necessidades. Para
isso os professores e a equipe pedagógica devem estar atentos ao: ritmo, grau
de dificuldade na realização de atividades acadêmicas e às etapas do
desenvolvimento cognitivo, afetivo no qual as crianças estejam, para a partir
destas identificações elaborar estratégias que possam atender adequadamente o
processo de aprendizagem.
ENSINO E APRENDIZAGEM
O que é aprendizagem?
Aprendizagem é um
fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem
estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando
um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente. A aprendizagem escolar
se distingue pelo caráter sistemático e intencional e pela organização das
atividades (estímulos) que a desencadeiam, atividades que se inserem em um
quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar ou
métodos inseridos pelo professor.
A psicologia condutista, por exemplo, descreve a
aprendizagem de acordo com as alterações que se podem observar no comportamento
de um indivíduo. A investigação psicológica sobre a aprendizagem e as teorias
que daí surgiu, teve forte repercussão na pedagogia, contribuindo para a
decadência do ensino tradicional. O ponto central do processo de
ensino-aprendizagem passou a ser a atividade do aluno enquanto agente da
sua aprendizagem, deixando, assim, de ser o agente passivo do ensino ministrado
pelo professor.
As dificuldades de aprendizagem resultam tanto de um
funcionamento deficiente da escola como são devidas a fatores de ordem
psicológica ou sociocultural. As deficiências sensoriais e físicas (visual,
auditiva, motora) e as perturbações fisiológicas originam tipos específicos de
dificuldades na aprendizagem. No ramo da etologia, a aprendizagem é a fixação
na memória das impressões ambientais. É baseada na modificação de mecanismos do
sistema nervoso central que, posteriormente, influem em pautas de conduta. A
possibilidade ou disposição de aprendizagem depende do nível de desenvolvimento
desses mecanismos e é determinada pelo número de neurônios disponíveis.
Já faz algum tempo que tanto psicológico como talentosos
educadores intuíam que a aprendizagem da leitura e da escrita não poderia se
reduzir a um conjunto de técnicas percepto-motoras, nem vontade ou motivação,
pensando que deveria se tratar, mais profundamente, de uma aquisição
conceitual. Entretanto, até agora, tais ideais não passaram de hipóteses por
demais generalizadas.
Qual contribuição da
família no ato de aprender a ler e escrever.
Ao fixamos a família para um bom rendimento do educando no
ambiente escolar, as crianças procuram seguir os passos e procedimento orientados
de seus pais culturalmente, dando grande importância ao ambiente.
Tiba salienta que, “Para que os pais possam conhecer realmente
seus filhos, é importante está bem informado do comportamento de seu filho na
escola”. (TIBA, 2012, p.185). Em
nossas concepções os pais tem o papel de suma importância no processo de
aprendizagem dos filhos, acompanhando de perto o desenvolvimento educacional e
social, pois esse processo se dá dentro e fora do ambiente escolar.
Sem duvida muitos são os desafios e o educador precisa estar
habilitado para atuar de forma construtiva no processo de aprendizagem dos
alunos quanto à prática de leitura e escrita que caminham lado a lado, e
necessitam de propostas e sugestões inovadoras que proporcionam melhor as
habilidades já existentes no aluno.
A leitura e escrita é ima prática que necessita ser realizada
com prazer e não apenas de forma mecânica, faz-se necessário que os alunos
identifiquem um pouco de sua realidade nos textos, para que tenham interesse no
que leem desta forma teremos alunos envolvidos e motivados demonstrando prazer
na prática da leitura e escrita.
Ler por prazer, gosto gozo. Ler e descobrir que mesmo um
professor que não se produziu leitor, que não aprendeu a gostar de ler, pode se
tornar leitor e leitor de textos escritos em livros, da vida, do mundo, de sua
experiência, da sua história. Para tanto, o recontar da vida e nela das
experiências com livros é crucial (KRAMER, 2010,p.187).
Ler não é apenas decodificar os códigos de maneira para uma boa
leitura temos que ter prazer e temos que ler aquilo que nos é atraente para que
não percamos o interesse no que realmente nos interessa, além disso, é
importante que a leitura nos anos iniciais seja trabalhada a partir de textos e
não de palavras.
Segundo Boas (2007, p.140 se queremos uma leitura afluente e
significativa é preciso que o aluno conviva com estas partículas do texto, como
elementos integrais de uma frase, inseridas em seu contexto entonacional
natural. Caso contrario retardará a leitura e escrita e se transformará em
leitor de palavras.
A
leitura e a escrita não ocorrem ao acaso e, por isso devem ser entendidas como
processos de intenções sociais ideológicas, discursivas, dialógicas entre
outras. Portanto a atividade da leitura completa a atividade da produção
escrita, onde leitor atua participativamente, buscando compreender e
interpretar pretendidas pelo autor (ANTUNES, 2003, p.67).
Portanto,
quando se pretende desenvolver atividades de leitura e escrita, é
imprescindível que o professor saiba exatamente quais habilidades pretende
desenvolver em seus alunos. Nesta perspectiva é importante que se aproveite os
conhecimentos que as crianças trazem de fora da escola para que possa ter um
melhor aproveitamento de ensino e aprendizagem de leitura e escrita.
O
ato de ler e escrever é fundamental para o bom desenvolvimento da criança,
sendo a leitura e escrita a base de toda a historia escolar que o aluno irá
desenvolver em meio as atividades escolares, de forma que para desenvolver
qualquer atividade torna-se necessário que os alunos já detenham o saber da
leitura para construir outros conhecimentos.
Contudo,
a leitura e a escrita são a base para toda a formação educativa, tornando-se
necessário uma leitura diária como forma de alongar os conhecimentos e conhecer
novos vocabulários e assim conhecendo uma diversidade de palavras, essa criança
conseguirá se introduzir melhor no mundo da leitura e da escrita.
CONCLUSÃO
A
problemática de leitura e escrita é um caso que vem intrigando muitos professores
e estudiosos, e nos deparamos com muitos obstáculos mais também pudemos entender
alguns fatores que afetam diretamente no desenvolvimento da aprendizagem dos
alunos. A dificuldade vivenciada no cotidiano da sala de aula é sem dúvida
constrangedora, também sendo muito importante para o crescimento profissional
do professor que tentará encontrar métodos mais eficientes tornando suas aulas
interativas, descontraídas e o mais importante, terá um nível de aprendizagem
muito elevado atendendo assim as expectativas pela sociedade, não de forma
quantitativa, mais sim de muita qualidade.
Para
que a escola atenda as dificuldades dos alunos é importante criar um ambiente
de colaboração com todo o corpo docente juntamente com os pais e familiares dos
aprendizes, pois se todos lutarem pela mesma causa terão mais chances de
melhorar o índice de aprendizagem na educação.
O
lúdico como de envolver os alunos nas atividades propostas onde com certeza
haverá um aprendizado considerável se o educador conseguir equilibrar as
brincadeiras com aprendizagem, dinamizando o papel do educador através de
estratégias e habilidades com práticas de leitura e escrita que despertem e
motivem os alunos superando suas dificuldades.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro
& interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BOAS, Heloisa Vilas. Alfabetização: Nova
alternativa didática, outras questões, outras histórias: Brasiliense, 2007.
KRAMER, Sonia. Alfabetização,
leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo; Ática, 2010.
TIBA, Içami. Quem ama educa:
formando cidadãos éticos. São Paulo: Integrare Editora, 2012.
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